Fonoaudiologia Mariana


Bem vindo!
Sempre entendi que trabalhar na área da saúde é estar a serviço do outro; mas antes a serviço de Deus. E como não pensar em uma Serva repleta do Espírito Santo? Essa é a principal identidade do meu trabalho. Uma Fonoaudiologia Mariana.
Uma Fonoaudiologia que tem como modelo de serviço o SIM incondicional de Maria. Uma serva que se pôs a serviço incondicionalmente por amor a toda a humanidade.
-Obediente à Palavra de Deus.
-Fiel e perseverante apesar de tantas adversidades.
-Uma maternidade que acolheu o mundo ao guiar os primeiros passos e palavras de uma Criança.
Essa é a identidade dessa Fonoaudióloga Mariana:
1️⃣Responsável com o desenvolvimento de linguagem e fala de cada família que lhe é confiada;
2️⃣Acolhedora com pais e pequeninos que enfrentam adversidades pelo caminho;
3️⃣ Fiel à Palavra de Deus e ao rigor científico atualizado a todo o momento.
"Então disse Maria: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”
(São Lucas 1, 38)
Meu percurso:
Em meados de 2010 eu estava formada em Musicoterapia e me intrigava o papel da música no desenvolvimento de linguagem das crianças. Até o momento que conheci pessoas surdas usuárias de Língua Brasileira de Sinais. Fiquei encantada em ver pessoas com uma comunicação riquíssima sem ter contato com o som. Logo, decidi caminhar nos rumos da Fonoaudiologia para compreender a linguagem humana, seja pela fala ou ausência dela. Em 2015 me especializei em Desenvolvimento de Fala e Linguagem pela UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo e integrei à minha prática clínica o raciocínio científico e de pesquisa. Percorri um caminho profissional e de pesquisa que me deu vasta experiência em atendimento clínico e domiciliar de pacientes com dificuldades de comunicação: aquisição do Português falado, da Língua de Sinais e alteração nos sons da fala e alteração de fala e linguagem em quadros como crianças com Autismo, Síndromes de Down, Transtorno e Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade, Apraxia de Fala.
Nessa jornada profissional, ingressei no grupo do CPNq - Grupo de Estudos em Escrita e Leitura-GPEL - da UNIFESP. O encanto em estudar o desenvolvimento de linguagem oral e escrita me levaram a assumir o compromisso de formar professores e fonoaudiólogos no Ensino Superior, nos curso de Pedagogia e Fonoaudiologia na cidade de São Paulo.
O resultado desse belo caminho pela área acadêmica resultou na conclusão do mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana - UNIFESP e Doutorado no mesmo seguimento. Bem como lecionar nos cursos de Fonoaudiologia e Pedagogia de duas universidades da cidade de São Paulo. No entanto, costumo dizer que a minha melhor residência clínica foi a MATERNIDADE. Isso mesmo! Com o nascimento do meu primeiro filho conheci o universo do que é ser mãe e ser família.
O processo de gestar, planejar e lidar com expectativas e frustrações, o puerpério, a amamentação, a introdução alimentar, o desenvolvimento infantil e a convivência familiar… Tudo sob a perspectiva Cristã e compreendendo que acima de qualquer técnica há uma vocação e graça nos confiada.
Restaurar a dignidade humana pela linguagem se tornou a minha missão.
Foi vivenciando a minha vocação em família que pude compreender mais que somos imagem e semelhança de Deus. Ao olhar o desenvolvimento de linguagem do meu filho e dos meus pacientes, em especial a comunicação entre pais e filhos, pude compreender que Deus nos capacitou com um tesouro: A COMUNICAÇÃO HUMANA. Todo o processo de assimilar experiências, refletir sobre elas, compreender e expressar sensações, sentimentos e ideias. Compreendo que eu estou a serviço da comunicação - este divino presente - entre meus pacientes, seus familiares e o mundo. Meu papel passou de pesquisadora para terapeuta da clínica da linguagem que aproxima pessoas às pessoas e pessoas a Deus.
Há 06 anos atuo de forma independente em meu consultório particular e ambulatórios de Fonoaudiologia do Hospital São Paulo, em regime de Pós Graduação. Preparei meu espaço diferente dos espaços comuns. Aqui prevalecem aconchego, alegria, família e Cristo. Tornou-se fundamental unir Ciência e Fé para poder cuidar integralmente daqueles que a mim foram confiados.
Minha intervenção envolve o atendimento de crianças de 01 ano a adolescentes de 18 anos, com problemas de aprendizagem e linguagem oral e escrita. Em especial crianças que aparentemente não falam ainda, tenho muito carinho em acolher essas famílias que estão angustiadas com o desenvolvimento de fala que parece não estar surgindo. Tenho muita alegria e realização em atuar nestas áreas, pois posso vivenciar as conquistas de cada criança e família. Fazer a diferença na vida de todos, positivamente, é cumprir a minha missão. Restaurar a linguagem é restaurar o mais divino tesouro do ser humano.